Mais dois projetos são apresentados no Programa Eleições 2026
Projetos Preparação das urnas” e “Prestação de Contas” visam garantir transparência, segurança e celeridade no processo eleitoral

"Preparação das Urnas” e “Prestação de Contas” são mais dois projetos apresentados nesta quarta-feira (11), durante reunião interna do Programa Eleições 2026. O assunto foi discutido no Ambiente de Gestão, Inovação e Liderança (AGIL), na sede da Justiça Eleitoral paraibana, em João Pessoa.
O assessor da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Acep), André Cabral, apresentou o projeto Prestação de Contas – uma das etapas finais do processo eleitoral. Segundo ele, todos os candidatos prestam contas à Justiça Eleitoral, inclusive os não eleitos. “A legislação eleitoral estabelece um prazo para julgamento das contas dos eleitos, e as decisões devem ser publicadas até três dias antes da diplomação.”
Para viabilizar o julgamento desses processos no prazo legal, a equipe do projeto Prestação de Contas definiu diversas ações estratégicas, entre elas a criação de uma comissão de servidores para a análise técnica das prestações de contas dos candidatos eleitos nas Eleições 2026. “Essas medidas visam tornar o processo mais célere, eficiente e seguro, contribuindo para a regularidade e a transparência da prestação de contas eleitorais”, pontuou André Cabral.
A preparação das urnas eletrônicas foi apresentada pelo coordenador de Eleições Informatizadas e Segurança Cibernética (COESC), José Cassimiro Júnior. O projeto visa garantir que as urnas eletrônicas de votação e as urnas de contingência estejam aptas a serem utilizadas no dia do pleito.

Dentro desse processo está incluída a geração das mídias eleitorais, dispositivos semelhantes a pendrives que armazenam os dados utilizados pelas urnas eletrônicas. Nessas mídias constam os nomes dos candidatos e dos eleitores, os programas que operam o sistema de votação e, ao final do pleito, a memória de resultado, gravada após a impressão do Boletim de Urna (BU), contendo o resultado daquela seção eleitoral.
Segundo o coordenador da COESC, José Cassimiro Júnior, as urnas passam por manutenção contínua nos Núcleos de Votação Informatizada (NVIs), localizados em cinco polos do Estado: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras. Na reta final que antecede as eleições, os equipamentos passam por novos testes. “O calendário de preparação das urnas já foi definido e aprovado pela gestão. Para o primeiro turno, os trabalhos ocorrerão entre os dias 21 e 25 de setembro. Caso haja segundo turno, a preparação será realizada uma semana antes da nova votação”, declarou.
Durante a reunião, também foram discutidas as principais demandas e desafios do projeto. Entre os pontos de maior preocupação estão a utilização de modelos de urnas do ano de 2013 e a redistribuição de eleitores para outras seções. “Enquanto alguns eleitores concluem o voto em menos de um minuto, outros podem levar até dez minutos para finalizar a votação. Portanto, devemos definir estratégias para evitar filas e atrasos, para que os eleitores tenham uma votação tranquila, célere e sem intercorrências nas urnas”, concluiu Cassimiro.
/saragomes/ascom/tre-pb/
Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparecem várias pessoas participando da reunião do Programa Eleições 2026, na Sala AGIL, na sede do TRE-PB. Do lado esquerdo da imagem, aparece a frase: “Se avexe não. Toda caminhada começa com o primeiro passo”.
Foto1:#PraTodosVerem: Na fotografia aparece várias pessoas na sala ÁGIL, participando da reunião do Programa Eleições 2026, na sede do TRE-PB.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


