Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB debate voto consciente e diversidade em roda de conversa

Evento realizado na sede do Tribunal destacou o papel transformador do voto e a importância do acolhimento de públicos vulnerabilizados

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma mulher em pé, vestida de preto, conduzindo uma palestr...

Um diálogo plural sobre democracia e direitos humanos movimentou o Espaço de Convivência da sede da Justiça Eleitoral paraibana, em João Pessoa, nessa quinta-feira (12). A roda de conversa “Voto Consciente: Conquistas e Desafios para as Eleições de 2026” reuniu servidores e colaboradores para refletir sobre como a participação política de grupos vulnerabilizados pode fortalecer a estrutura democrática do país.

Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas em semi-círculo em um...
Foto 1


Para a palestrante convidada, a jornalista e ativista pelos direitos humanos Karina Espínola, a iniciativa é urgente e necessária para mudar as estruturas políticas atuais. “A importância do voto consciente vai além de eleger parlamentares; trata-se de trazer conscientização para quem tem compromisso social com os mais vulneráveis, quebrando bolhas na inclusão da diversidade. O voto é capaz de transformar realidades e, ao elegermos pessoas que têm acesso à ponta, ao povo, a base muda e alcançamos as maiores instâncias. Precisamos de mais pessoas LGBTs, negras, indígenas e PCDs ocupando esses lugares para que o coletivo se sinta representado”, afirmou Karina.

Foto 2: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas de frente para uma te...
Foto 2


Nome Social e Dignidade


Karina também reforçou que o nome social é um marco de dignidade que evita situações desconfortáveis no momento da votação. “O nome social e a retificação de gênero são mecanismos que buscam trazer esse público para perto do processo eleitoral com respeito e acolhimento. É fundamental que as pessoas entendam seu papel de colaboração na política pública através dessas ferramentas de cidadania”, explicou a jornalista.

A responsável pelo Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID) do TRE-PB, Valnia Lima Veras Mariani Alves, ressaltou o impacto pedagógico da ação para a cultura institucional. “Iniciativas como essas são de extrema importância na construção de uma cultura de diversidade no âmbito do Tribunal. Promover eventos que realçam a cidadania de todas as pessoas, garantindo os direitos humanos de públicos vulnerabilizados, reflete o compromisso da Justiça Eleitoral com a inclusão e o respeito à democracia. Tivemos a oportunidade de dialogar sobre o voto sob uma nova perspectiva”, pontuou Valnia.

Foto 3: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas em cadeiras durante u...
Foto 3

Compromisso com a Inclusão


A coordenadora de Desenvolvimento e Saúde (Codes), Raisse Fernandes Barbosa, lembra que a ação integra o programa de Qualidade de Vida do Tribunal, buscando não apenas o conhecimento técnico, mas o fortalecimento da consciência crítica dos servidores. O evento reafirma a posição do TRE-PB como uma instituição pioneira em levar o debate sobre equidade racial, política de gênero e combate ao preconceito para o centro das discussões preparatórias para o pleito de 2026.

Foto 4: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece o grupo de participantes reunido em pé para uma fo...
Foto 4

Ações no Interior


Simultaneamente às atividades na Capital, o Fórum Eleitoral de Campina Grande também sediou, nesta quinta-feira (12), a palestra “Violência política de gênero: por que cometemos?”. O encontro foi conduzido pela advogada Carla Felinto Nogueira, que propôs uma abordagem reflexiva sobre as raízes históricas e culturais que sustentam a violência contra as mulheres nos espaços de poder, consolidando o dia como um marco de conscientização regionalizada para a Justiça Eleitoral paraibana.

A palestrante Carla Felinto parabenizou a iniciativa e destacou a necessidade de orientações claras para a sociedade em 2026. "É extremamente importante abordar esse tema e parabenizo a Justiça Eleitoral e o CNJ por essas exigências de diálogos, especialmente no ano eleitoral. Precisamos de uma sociedade regida com orientação e contra a discriminação de gênero, de raça e de qualquer espécie, para que possamos ter representantes que abarquem todas as necessidades sociais", concluiu a advogada.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas em um círculo informal de con...
Foto 5
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas em sofás e cadeiras, formando...
Foto 6

/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma mulher em pé, vestida de preto, conduzindo uma palestra para um grupo de pessoas sentadas em semi-círculo. Ao fundo, uma tela de projeção exibe o título “Voto Consciente” e, à direita, há uma estante com plantas e uma cafeteira.

Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas em semi-círculo em uma sala de reuniões. À direita, uma palestrante vestida de preto permanece em pé ao lado de uma tela de projeção, enquanto os demais participantes ouvem o debate.

Foto 2: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas de frente para uma tela de projeção onde se lê “Por que falar em #VOTOCONSCIENTE?”. Uma palestrante vestida de preto está em pé à direita, conduzindo a apresentação em uma sala com estantes de madeira. A imagem mostra os participantes de costas ou de perfil.

Foto 3: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas em cadeiras durante uma “Roda de Conversa”, com foco em uma mulher de blusa laranja e blazer cinza que fala e gesticula. Ela está acompanhada por outros participantes que a ouvem em um ambiente de escritório com móveis de apoio e plantas ao fundo.

Foto 4: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece o grupo de participantes reunido em pé para uma foto oficial após o encerramento do evento. Eles estão posicionados à frente da tela de projeção que exibe o título “Voto Consciente”, sorrindo para a câmera.

Foto 5: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas em um círculo informal de conversa, acomodadas em cadeiras e sofás sobre um tapete felpudo. Ao centro, há uma mesa de centro de madeira com tampo de vidro e um pequeno vaso de flores, enquanto ao fundo se vê uma mesa com lanches e quadros minimalistas na parede branca.

Foto 6: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas em sofás e cadeiras, formando um círculo para uma conversa informal. No centro, sobre um tapete felpudo, há uma mesa de centro de madeira com tampo de vidro e um pequeno arranjo de flores.


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB - CNPJ: 06.017.798/0001-60

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-PB utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.