TRE-PB debate voto consciente e diversidade em roda de conversa
Evento realizado na sede do Tribunal destacou o papel transformador do voto e a importância do acolhimento de públicos vulnerabilizados

Um diálogo plural sobre democracia e direitos humanos movimentou o Espaço de Convivência da sede da Justiça Eleitoral paraibana, em João Pessoa, nessa quinta-feira (12). A roda de conversa “Voto Consciente: Conquistas e Desafios para as Eleições de 2026” reuniu servidores e colaboradores para refletir sobre como a participação política de grupos vulnerabilizados pode fortalecer a estrutura democrática do país.

Para a palestrante convidada, a jornalista e ativista pelos direitos humanos Karina Espínola, a iniciativa é urgente e necessária para mudar as estruturas políticas atuais. “A importância do voto consciente vai além de eleger parlamentares; trata-se de trazer conscientização para quem tem compromisso social com os mais vulneráveis, quebrando bolhas na inclusão da diversidade. O voto é capaz de transformar realidades e, ao elegermos pessoas que têm acesso à ponta, ao povo, a base muda e alcançamos as maiores instâncias. Precisamos de mais pessoas LGBTs, negras, indígenas e PCDs ocupando esses lugares para que o coletivo se sinta representado”, afirmou Karina.

Nome Social e Dignidade
Karina também reforçou que o nome social é um marco de dignidade que evita situações desconfortáveis no momento da votação. “O nome social e a retificação de gênero são mecanismos que buscam trazer esse público para perto do processo eleitoral com respeito e acolhimento. É fundamental que as pessoas entendam seu papel de colaboração na política pública através dessas ferramentas de cidadania”, explicou a jornalista.
A responsável pelo Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID) do TRE-PB, Valnia Lima Veras Mariani Alves, ressaltou o impacto pedagógico da ação para a cultura institucional. “Iniciativas como essas são de extrema importância na construção de uma cultura de diversidade no âmbito do Tribunal. Promover eventos que realçam a cidadania de todas as pessoas, garantindo os direitos humanos de públicos vulnerabilizados, reflete o compromisso da Justiça Eleitoral com a inclusão e o respeito à democracia. Tivemos a oportunidade de dialogar sobre o voto sob uma nova perspectiva”, pontuou Valnia.

Compromisso com a Inclusão
A coordenadora de Desenvolvimento e Saúde (Codes), Raisse Fernandes Barbosa, lembra que a ação integra o programa de Qualidade de Vida do Tribunal, buscando não apenas o conhecimento técnico, mas o fortalecimento da consciência crítica dos servidores. O evento reafirma a posição do TRE-PB como uma instituição pioneira em levar o debate sobre equidade racial, política de gênero e combate ao preconceito para o centro das discussões preparatórias para o pleito de 2026.

Ações no Interior
Simultaneamente às atividades na Capital, o Fórum Eleitoral de Campina Grande também sediou, nesta quinta-feira (12), a palestra “Violência política de gênero: por que cometemos?”. O encontro foi conduzido pela advogada Carla Felinto Nogueira, que propôs uma abordagem reflexiva sobre as raízes históricas e culturais que sustentam a violência contra as mulheres nos espaços de poder, consolidando o dia como um marco de conscientização regionalizada para a Justiça Eleitoral paraibana.
A palestrante Carla Felinto parabenizou a iniciativa e destacou a necessidade de orientações claras para a sociedade em 2026. "É extremamente importante abordar esse tema e parabenizo a Justiça Eleitoral e o CNJ por essas exigências de diálogos, especialmente no ano eleitoral. Precisamos de uma sociedade regida com orientação e contra a discriminação de gênero, de raça e de qualquer espécie, para que possamos ter representantes que abarquem todas as necessidades sociais", concluiu a advogada.


/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma mulher em pé, vestida de preto, conduzindo uma palestra para um grupo de pessoas sentadas em semi-círculo. Ao fundo, uma tela de projeção exibe o título “Voto Consciente” e, à direita, há uma estante com plantas e uma cafeteira.
Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas em semi-círculo em uma sala de reuniões. À direita, uma palestrante vestida de preto permanece em pé ao lado de uma tela de projeção, enquanto os demais participantes ouvem o debate.
Foto 2: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas de frente para uma tela de projeção onde se lê “Por que falar em #VOTOCONSCIENTE?”. Uma palestrante vestida de preto está em pé à direita, conduzindo a apresentação em uma sala com estantes de madeira. A imagem mostra os participantes de costas ou de perfil.
Foto 3: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas em cadeiras durante uma “Roda de Conversa”, com foco em uma mulher de blusa laranja e blazer cinza que fala e gesticula. Ela está acompanhada por outros participantes que a ouvem em um ambiente de escritório com móveis de apoio e plantas ao fundo.
Foto 4: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece o grupo de participantes reunido em pé para uma foto oficial após o encerramento do evento. Eles estão posicionados à frente da tela de projeção que exibe o título “Voto Consciente”, sorrindo para a câmera.
Foto 5: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas em um círculo informal de conversa, acomodadas em cadeiras e sofás sobre um tapete felpudo. Ao centro, há uma mesa de centro de madeira com tampo de vidro e um pequeno vaso de flores, enquanto ao fundo se vê uma mesa com lanches e quadros minimalistas na parede branca.
Foto 6: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas sentadas em sofás e cadeiras, formando um círculo para uma conversa informal. No centro, sobre um tapete felpudo, há uma mesa de centro de madeira com tampo de vidro e um pequeno arranjo de flores.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


