Avanços e entregas marcam a 4ª Reunião da Estratégia em Campina Grande
Encontro realizado nesta segunda-feira (26) destacou a conclusão de projetos, obras no interior e a consolidação de um modelo de gestão impessoal

O monitoramento da evolução dos projetos que compõem o Mapa Estratégico 2032 avançou com a realização da 4ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE) nesta segunda-feira (26). O encontro, ocorrido no Fórum Eleitoral de Campina Grande, reuniu a alta gestão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), magistrados e servidores para avaliar o cumprimento de metas e os desafios das iniciativas institucionais que buscam a excelência dos serviços jurisdicionais no estado.
A descentralização da reunião reafirmou o compromisso com a valorização do primeiro grau, uma marca da gestão do presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. Durante o evento, gestores apresentaram o percentual de evolução de cada um dos 20 projetos estratégicos, evidenciando resultados práticos em áreas como infraestrutura, sustentabilidade e gestão de pessoas.
A reunião contou com a participação do vice-presidente e corregedor do TRE-PB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, e dos desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Fred Coutinho, presidente do Órgão, e João Benedito da Silva, reforçando a integração entre as cortes e o apoio mútuo nas políticas de gestão e infraestrutura.
Avaliação Geral e Meritocracia
Ao avaliar o progresso institucional, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho destacou que o avanço é visível em todas as frentes. Um dos pontos altos da reunião foi a entrega do projeto estratégico de seleção de servidores por meritocracia, conduzido pela juíza Renata Barros e pelo coordenador de Registros, Informações Processuais (CRIP), Pedro Henrique Nunes Freires. “Buscamos trazer essa competitividade saudável para que pessoas capacitadas ocupem espaços por competência técnica, instigando o corpo funcional”, pontuou o presidente.
O desembargador ressaltou que a gestão deixa um legado que transcende nomes. “O gestor que me substituir terá um norte cientificamente projetado. Essa linha de trabalho foi construída por muitas mãos — juízes e servidores — para atender às prioridades deles. É uma gestão impessoal que trabalha com critérios claros e foco em resultados”, afirmou o magistrado.
Obras e Sustentabilidade
O Plano de Obras e o cronograma de sustentabilidade também apresentaram resultados significativos. O presidente informou que, em breve, serão entregues novas estruturas em Esperança, Queimadas e São José de Piranhas, além da formalização de um terreno em Princesa Isabel. Paralelamente, os projetos das usinas fotovoltaicas seguem em ritmo acelerado, visando a eficiência energética, enquanto o museu institucional avança para resgatar a história e a memória da Justiça Eleitoral.
O secretário de Gestão Estratégica e Modernização (SEGEM), José Augusto de Oliveira Neto, reforçou o estágio avançado das iniciativas de infraestrutura. “Destaco a usina fotovoltaica, que entrou em sua fase de execução física e instalação, e o Plano de Obras, que hoje colhe a entrega da reforma deste Fórum em Campina Grande”, detalhou o secretário.
Inovação e Desafios Administrativos
Outro destaque foi a operação plena do AGIL (Ambiente de Gestão Inovação e Liderança). Segundo José Augusto, o ambiente já possui uma agenda intensa de oficinas e acompanhamento para as Eleições 2026. “Estamos convidando as unidades a trazerem seus desafios. Já temos pré-programadas oficinas para um novo modelo de gestão de risco e para o redesenho no processo de contratação, que é um dos fluxos mais desafiadores da gestão”, explicou.
Detalhamento Técnico e Infraestrutura
O coordenador de Serviços Gerais, Edérson Araújo, que lidera o projeto estratégico Plano de Obras juntamente com a juíza Hygina Josita Almeida, trouxe detalhes técnicos sobre as frentes de trabalho em execução. Ele informou que a usina fotovoltaica do Distrito Industrial já está com a subestação bem encaminhada e receberá, nesta semana, os 752 módulos (placas) para o início da instalação, com previsão de término para o final de fevereiro. Na sede, as equipes avançam com o aterramento do subsolo — que exigiu a interdição parcial da área — e a montagem das bases na coberta para receber as placas.
Além das usinas, Edérson destacou o início de uma obra crucial para a logística documental do Tribunal. “Começamos as escavações para a construção do galpão que abrigará o Arquivo Central no Distrito. É uma obra que faz parte do Plano de Obras e tem previsão de conclusão em apenas 30 dias corridos”, explicou o coordenador, reforçando a agilidade nas entregas de infraestrutura.
A 4ª RAE consolidou a rotina de transparência e eficiência, assegurando que os obstáculos sejam identificados e sanados mensalmente. Ao final do encontro, foi anunciado o calendário anual das reuniões de acompanhamento, garantindo a previsibilidade necessária para que o Plano Estratégico siga seu curso com foco na visão de futuro estabelecida até 2032.
Clique AQUI e confira a galeria de fotos da 4ª Reunião de Análise da Estratégia.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma sala de reuniões com diversas pessoas sentadas em cadeiras de auditório, assistindo a uma apresentação. À frente, autoridades estão compostas em uma mesa com o banner “ESTRATÉGIA TRE-PB 2025-2032” ao lado de uma tela de projeção.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


