Governador e presidente do TRE-PB visitam obras do Museu Eleitoral no Casarão dos Azulejos
Os trabalhos de adequação do prédio histórico estão avançados, e a expectativa é inaugurar o Museu até o início de março

O governador do Estado, João Azevêdo, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, visitaram as obras de adequação do Casarão dos Azulejos para a implantação do Museu Eleitoral. O prédio, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, foi a primeira sede da Justiça Eleitoral paraibana, e a expectativa é de que o Museu seja inaugurado no início de março.
O governador percorreu as obras do prédio ao lado do presidente do TRE-PB, na presença de representantes da construtora, da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN), dos secretários de gestão do TRE-PB, além de integrantes da Comissão de Notáveis para a implantação do Museu.

Ao final, João Azevêdo cobrou um andamento mais rápido da obra, bem como fez um relato dos investimentos que o Governo do Estado está realizando no Centro Histórico de João Pessoa, que somam mais de R$ 140 milhões. “Eu fico sempre satisfeito com a possibilidade, deslumbrando o que evidentemente isso aqui se tornará. Na condição de governador, essa é a leitura. Na condição de engenheiro, eu fico sempre ansioso, porque acho que a obra está andando devagar; tem que andar mais rápido. É sempre assim. Mas tenho certeza de que nós vamos ter um espaço aqui que vai dignificar o Centro Histórico de João Pessoa”, afirmou.
Orçada em R$ 2.844.444,00, a obra de adequação do Casarão dos Azulejos para sediar o Museu Eleitoral está a pleno vapor. De acordo com a superintendente da SUPLAN, Simone Guimarães, a obra segue no ritmo esperado. “A gente está trabalhando para entregar o Museu até, no máximo, o dia 10 de março. É uma obra que, apesar de ser rápida, é um pouco complexa, por se tratar de um prédio tombado, com especificações e normativos distintos, o que exige o maior cuidado”, explicou.

O desembargador Oswaldo Trigueiro destacou a parceria institucional entre o TRE-PB e o Governo do Estado, que cedeu o Casarão dos Azulejos para a implantação do projeto do Museu. “Essa é uma parceria institucional que dá certo. O Tribunal Regional Eleitoral, coincidentemente, vive esse momento importante, em que retorna ao lugar onde começou. Em 1932, aqui foi a primeira sede do TRE. O governador foi muito sensível a esse ponto”, ressaltou.
O presidente do TRE-PB também destacou que o Museu vai abrigar a primeira sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral, com móveis originais da época, além de apresentar a evolução das urnas ao longo dos tempos. Um painel mostrará, ainda, o passo a passo da evolução da Justiça Eleitoral. “Estamos pensando em, oficialmente, realizar uma sessão do Tribunal Regional Eleitoral aqui, com o mobiliário original e com todos os membros da Corte, já que a composição permanece a mesma, com sete integrantes”, afirmou.
A visita às obras do Museu Eleitoral também foi acompanhada por dois integrantes da Corte Eleitoral: o juiz Kéops Vasconcelos, gestor do projeto Museu Eleitoral, e o desembargador eleitoral Sivanildo Torres.

Estiveram presentes, ainda, a diretora-geral do TRE-PB, Alexandra Cordeiro, e os secretários de Auditoria Interna (SEAUDI), João Demar Lucena Rodrigues; da Corregedoria Regional Eleitoral (SCRE), André Vieira Queiroz; de Gestão Estratégica e Modernização (SEGEM), José Augusto de Oliveira Neto; de Administração (SAD), Alessandra Mota de Menezes; de Orçamento e Finanças (SOF), Ranulfo Lacet Viégas de Araújo; de Gestão de Pessoas (SGP), Océlio Batista Mendes; e o secretário Judiciário e da Informação (SJI), Marinaldo Gonçalves de Melo Júnior. Também participaram a coordenadora da Escola do Judiciário Eleitoral (COEJE), Vanessa do Egypto; o assessor da Presidência (ASPRE), Eduardo Rangel; o juiz auxiliar da Presidência, Jeremias Melo; e o chefe da Seção de Programas, Biblioteca e Memória Institucionais (SEPBMI), Diogo Alves Barbosa.
Toda a movimentação foi acompanhada de perto por integrantes da Comissão de Notáveis encarregada de implantar o Museu, composta pelo presidente, desembargador Marcos Cavalcanti; pelos arquitetos Cristina Evelise e Umbelino José Peregrino; pela museóloga Marisa Pires Rodrigues; e pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB), Marcílio Toscano Franca Filho.

/michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparece o presidente do TRE-PB com o governador e a superintendente da SUPLAN conversando no casarão dos azulejos tendo outras pessoas ao redor ouvindo
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 1 aparecem o presidente do TRE-PB e o Governador aparecem observando trabalhadores da construtora executando a obra na parte externa do Casarão
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 2 aparece a fachada lateral do Casarão dos Azulejos, tendo uma placa à frente com dados técnicos da obra
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 3 aparecem o presidente do TRE-PB e o Governador posando para foto com servidores do TRE-PB
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 4 aparecem o presidente do TRE-PB e o Governador posando com os integrantes da Comissão de Notáveis para implantação do Museu Eleitoral
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


