Justiça Eleitoral sorteia urnas eletrônicas que serão auditadas
O sorteio ocorreu às 9h deste sábado (28)
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), para realizar auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2º turno, sorteou seis urnas, conforme determina o artigo 57, inciso I, da Resolução TSE nº 23.603/2019.
O procedimento de Auditoria da Votação Eletrônica tem por objetivo mostrar a lisura do processo eleitoral e acontecerá no dia das Eleições, 29 de novembro de 2020.
O presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, o juiz José Ferreira Ramos Júnior, realizou o sorteio neste sábado (28), com início às 09h, na sala de sessões do TRE-PB.
Foram sorteadas seis Seções Eleitorais cujas urnas eletrônicas serão submetidas a procedimentos de auditoria, as três primeiras: seção 389, da 70ª Zona; seção 150, da 64ª Zona e a seção 381, da 76ª Zona, serão auditadas funcionando em condições normais de uso, em ambiente monitorado com câmeras de vídeo e microfones, nas urnas serão digitados os votos coletados previamente em urnas de lona.
Ao final do processo, os votos registrados nas urnas eletrônicas deverão ser os mesmos encontrados nas urnas de lona.
A auditoria vai acontecer no domingo (29), no edifício-sede do TRE-PB, no mesmo horário da votação oficial. Concluída a votação, os boletins das urnas auditadas serão emitidos.
As outras três seções eleitorais sorteadas: 143, da 77ª Zona; 284, da 1ª Zona; e 143, da 64ª Zona, serão submetidas à Verificação de Autenticidade e Integridade dos Sistemas Instalados na Urna Eletrônica, quando o juiz eleitoral da seção sorteada, abre a urna, retira a mídia e insere uma mídia de verificação. Essas três urnas não saem de seu local de votação. O procedimento é feito na própria seção.
A cerimônia foi transmitida pela TV MASTER de João Pessoa e teve destaque também em uma matéria exibida no Jornal Hoje da Rede Globo, quando o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, o juiz José Ferreira Ramos Júnior concedeu entrevista.
Clique AQUI para assistir a matéria completa, que repercutiu em nível nacional.
/alexandredias/