Quipó: Alinhamento para a 2ª versão do sistema de gestão
Desenvolvido em parceria com o MPPB, a ferramenta busca humanizar a gestão e homologar entregas para aprimorar o planejamento orçamentário

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou, na manhã desta terça-feira (16), reunião de alinhamento para as funcionalidades da segunda versão do Sistema - denominada “2º Nó” - do novo Sistema de Gestão Orçamentária e Financeira - “Quipó”. O encontro, que ocorreu de forma online, dá continuidade à série de ações iniciada na última quinta-feira (11) e visa preparar os servidores das Secretarias de Administração (SAD) e de Orçamento e Finanças (SOF) para a utilização plena da nova ferramenta.
O projeto contempla um total de dez “nós” e é um dos 20 projetos estratégicos em desenvolvimento no Tribunal. A versão atual do sistema visa substituir o processo antes realizado no Sistema de Acompanhamento e Gerenciamento da Proposta Orçamentária (SIGEPRO) do TSE, com a promessa de proporcionar maior controle e aperfeiçoar o acompanhamento da execução orçamentária e financeira do TRE-PB.
Homologação e Alinhamento Estratégico
Segundo o coordenador de Sistemas (COSIS), Francisco Gomes, é fundamental garantir o alinhamento de todos os envolvidos no novo processo de negócio proposto com a adoção da ferramenta. Ele afirmou que nessa segunda-feira (15), o TRE-PB recebeu do MPPB o código-fonte do segundo nó e que a Seção de Desenvolvimento de Sistemas do Regional (SEDES) deverá fazer alguns ajustes para liberação do uso aos usuários.
“É importante que constatemos que estamos indo no caminho certo. Pelas conversas e feedbacks que tivemos, acredito que ainda pairam dúvidas de como o “Quipó” muda o processo de trabalho no sentido de melhorá-lo e, com as futuras integrações com SIAFI e SIGEPRO, até diminuir os controles hoje existentes. Assim, para que possamos evoluir e dar continuidade ao projeto, precisamos homologar essas entregas”, afirmou Francisco Gomes.
Parceria com o MPPB e Regras de Negócio
O sistema “Quipó” é fruto de uma parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB). A colaboração ocorre de forma técnica, com o analista de negócios Ícaro Ramalho (MPPB) elaborando as regras de negócio e o desenvolvedor Genário Barbosa (MPPB) codificando o sistema. A equipe da COSIS do TRE-PB realiza, então, os ajustes de adequação às regras internas e disponibiliza as versões para as secretarias.
A regra de negócio, concluída previamente, foi dividida em dois blocos: o primeiro, que mapeia o fluxo atual de atividades das áreas SAD e SOF; e o segundo, que detalha a proposta de mudança (TO-BE) e os requisitos para a implantação da ferramenta. Segundo o coordenador Francisco Gomes, a proposta de melhoria foi muito bem estruturada, o que oferece “uma base sólida para avançar, já que essa solução envolve um tema complexo como gestão orçamentária e financeira”.
Sistema Quipó
O nome do projeto remete aos antigos quipós, cordões com nós utilizados pelo Império Inca para registrar informações sobre colheitas, tributos e recursos. A inspiração é a de usar a tecnologia atual para aprimorar o mesmo princípio que guiava os incas: transformar dados em conhecimento para uma administração mais eficiente.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
/com_informações_da_Cosis/
#PraTodosVerem: Na imagem aparece a captura de tela de uma reunião online com nove participantes.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na imagem aparece a captura de tela de uma reunião online com nove participantes.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


